quinta-feira, 4 de abril de 2013

Neve

Estrada entre Manteigas e Seia - Serra da Estrela - Portugal - 2004

A primeira vez que vi neve tinha eu trinta anos. Brilhava, em pequenas porções, no cimo de alguns dos montes que circundavam Innsbruk. Estávamos em 1991.

Alguns anos mais tarde, em pleno verão, estive mesmo perto dela. Estávamos em Andorra. Mas como tinha caído há poucos dias e ainda estava muito 'macia', não era seguro aproximarmo-nos, nos locais onde ainda subsistia.

Em Fevereiro de 2004 fomos até Seia para descansar uns dias. A neve, embora não imprescindível, era um dos propósitos. No entanto, quando lá chegámos, estava frio mas seco. Nada de neve.
Na manhã seguinte a dona da casa onde ficámos deu-nos a boa nova. Tinha nevado toda a noite, a serra estava coberta de neve e a estrada da Torre estava cortada.
Tomamos o pequeno-almoço e subimos até à Lagoa Comprida, limite da estrada transitável. Depois fomos até Manteigas. Pelo meio escorregámos, brincámos, enfim, divertimo-nos.


Durante todo o dia a neve não parou de caír. De tal forma que, no final do dia, muitos carros ficaram retidos na Lagoa Comprida. Os limpa neves e os bombeiros trabalharam até altas horas da noite para os conseguir "libertar".
Já vínhamos de regresso a Seia, saídos de Manteigas, quando o nevão aumentou de intensidade. Junto à pousada decidimos dar meia volta e retornar a Manteigas. A neve acumulada na estrada aumentava, nós não tinhamos correntes e nunca antes tinha conduzido na neve. A descida, muito lenta, demorou um bom par de horas.

À noite, já em “casa”, junto à lareira, depois de um  desvio pela Guarda para conseguir regressar, relembraram-se as aventuras do dia.

Embora a estadia durasse apenas três dias, valeu a espera de tantos anos. A natureza brindou-me com muitas emoções, cenários fabulosos e, sobretudo, muita, muita neve.

Sem comentários: