segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Cerveja com alma...

U Fleku - Praga - Républica Checa - 2007


U Fleku.
É um sítio célebre em Praga.
Sítio de turistas e checos, que ali se misturam bebendo a cerveja escura que os empregados colocam na frente de todos os que se sentam nas grandes mesas coletivas.
Claro que lá fomos. A cerveja é negra e doce, servida em enormes canecas, acompanhada de pequenos copinhos de aguardente amarga. O ambiente é alegre e festivo, os espanhóis e os italianos cantam e batem palmas, os outros acompanham ou não, consoante o número de cervejas já bebido.

Neste dia em que entrámos no Fleku pela primeira vez era já um pouco tarde. Sentamo-nos numa mesa onde já estava um pequeno grupo de ingleses, mais discretos que os restantes turistas. A banda corria a sala em tons alegres mas fazia-se tarde e todos foram saindo.
Então entrou um grupo. Checos? Russos? Eslavos, sem dúvida.
De repente o som de um acordeão fez-se ouvir e, puxada por ele, veio a voz de um deles. Não percebemos nenhuma palavra, mas havia naquela voz uma tristeza, uma paixão e uma suavidade que me ficaram sempre na memória.
Por uns momentos o Fleku não foi a cervejaria de turistas.
Por uns momentos foi o lugar de uma alma eslava que silenciou toda a sala.
Por momentos, o Fleku foi só deles e não nosso.


Informação adicional em:
U Fleku


domingo, 26 de janeiro de 2014

A Pedra da Roseta

Figeac - França - 2003
Nesse ano acampamos em Millau e numa das voltas que demos parámos em Figeac.

A paragem não foi inocente. A minha filha andava fascinada com o antigo Egipto e sabia que Champollion, o tradutor da Pedra da Roseta, nascera aqui. Nada mais simples do que “fazer-nos o cerco” para lá ir, visitar o museu que se anunciava existir.

Na mesma época, Lara Croft, com suas aventuras no meio de esqueletos e mumias, era uma das suas heroinas.

O sol estava quente e os contrastes grandes. O olho do fotógrafo fez o resto. Perfeito. Nada melhor podia registar a nossa passagem por Figeac.

Quanto à pedra, a verdadeira, viu-a uns anos mais tarde no Museu Britânico.


Informação adicional em: