domingo, 29 de março de 2015

Liechtenstein

Castelo de Vaduz, Liechtenstein - 2008
Numa Europa cuja história está cheia de invasões e impérios, parece estranha a existência de pequenos (diria mesmo micro) países, muitos deles a fazer lembrar as cidades estado medievais. E se em alguns casos até se consegue perceber o porquê da sua subsistência (a geografia no caso de Andorra, os impostos no caso do Mónaco ou a religião no caso do Vaticano), outros há que não consigo perceber o porquê da sua existência.
No entanto eles lá estão, orgulhosamente "independentes".

Vem toda esta prédica a propósito do Liechtenstein.

O Liechtenstein é um país de que nada conheço, de que quase nunca nos lembramos que existe e que, muitas das vezes, nem sequer sabemos onde fica. Como tal, conhecer a sua história ou geografia é, claramente. pedir de mais. 
A sua pequenez é tal que fácilmente não damos por ele. E quando damos é numa daquelas situações em que ele se cruza no nosso caminho, quando estamos a olhar para um mapa de estradas.

Pelo menos foi assim que eu me cruzei com o Liechtenstein.
Na viagem de Innsbruck para Annecy, ao olhar para o mapa, verificámos que íamos passar ao lado de Vaduz e que até dava para lá ir almoçar. Algo do género "vou de Lisboa ao Porto e onde é que vou almoçar? Olha a Mealhada calha mesmo em caminho".
Talvez com a grande diferença que, na Mealhada, sabemos que muito provavelmente vamos comer leitão, enquanto que no Liechtenstein...

E assim foi. No meio da viagem, quando apareceu a placa com a indicação de Vaduz, abandonamos a estrada principal e desviamos rumo ao Liechtenstein.

À chegada, a cidade pareceu-me pequena, pacata e agradável. Mas não deu para a conhecer melhor. Como referi, fomos mesmo lá só para almoçar.
Era verão e o dia estava ensolarado, factores que nos permitiram desfrutar a refeição numa agradável esplanada.
Do que me ficou na memória almoçamos bem. Mas se na ementa existia algum prato típico não dei por ele. Até porque não o saberia reconhecer.

Findo o almoço, passeamos até ao carro e regressámos à estrada.
Sem grandes pressas atravessámos uma zona mais moderna e, mal saímos da cidade, descobrimos que estávamos a entrar na Suíça.

É um facto que, como já subejamente referi, só lá íamos mesmo almoçar. No entanto fiquei com a sensação de que alguma coisa me tinha escapado .
Talvez um dia regresse com mais tempo e, de facto, possa conhecer algo mais da cidade e do país para além de uma agradável esplanada.


Sem comentários: