quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Tatin? Topic!


Após a morte de Jean Tatin, no final do século XIX, as suas filhas, Stéphanie e Caroline, herdaram o hotel e restaurante que ele possuía em Lamotte-Beuvron, no Loir-et-Cher (centro da França).
Caroline era conhecida por ser uma excelente administradora e Stéphanie uma cozinheira talentosa. 
As duas irmãs formavam assim uma óptima equipa, permitindo continuar a gerir com sucesso o estabelecimento que herdaram do pai.
Hotel familiar, acolhia com frequência boa parte dos caçadores da região. E, no menu do restaurante, constava com regularidade tarde de maçã, uma das especialidades da casa e de Stéphanie.

Num domingo de abertura de caça, estando o restaurante particularmente movimentado, Stéphanie verifica que não fez a sua habitual tarte de maçã. Para não desiludir os clientes tratou de, rapidamente, preparar a referida tarte. No entanto, com a pressa, esqueceu-se de colocar a massa no fundo da forma.
Ao aperceber-se do erro constatou com satisfação de que as maçãs não se tinham queimado mas sim caramelizado. Acto imediato, virou a tarte ao contrário, sobre a massa de cobertura, e foi assim que nesse dia serviu a tarte aos caçadores que ali almoçavam.

Reza a história que essa tarte terá feito um grande sucesso. Nascia assim a tarte Tatin.


***

Em 1994 eu era um completo ignorante no que diz respeito a tartes de maçã.
Sempre gostei de tartes de maçã e comia-as com agrado, em especial, se levassem bastante maçã.
Mas as férias desse ano iriam mudar para sempre a minha visão sobre o mundo das tartes de maçã.

Em Agosto acampámos em Andorra, mais concretamente no parque da Xixerela, em La Massana.
Quis o destino que, nesse dia, o calcorrear das estradas de montanha do "País dos Pirenéus", nos levasse até Ordinho, onde parámos para almoçar.

No deambolar pelos menus expostos, no exterior dos restaurantes e snack-bares de Ordinho, houve um que nos seduziu mais: o Topic.
Anunciava-se como sendo um restaurante de cozinha Belga, e exibia uma lista de pratos (bem como de cervejas) que nos agradou bastante.
A escolha estava feita.

O interior tinha uma decoração moderna, interessante e original. A comida foi agradável e bem confecionada, e a cerveja não desiludiu. No entanto a surpresa surgiu no fim.

Como sobremesa, entre outros doces, era proposta uma "tarte Tatin". 
Como já referi, não fazia a menor ideia de que tipo de tarte era. Mas, sendo de maçã e, se mantivesse a qualidade do resto do almoço, deveria ser de certeza boa.

Só que não era boa. Era divinal.
E se até à data nunca tinha comido uma tarte Tatin, a partir daquele dia poderia dizer que nunca tinha comido uma tarte de maçã tão boa. 
Rendi-me à tarte.

Passei a ser muito mais crítico no que se refere a tartes de maçã. E passei a ter grandes desilusões nas diversas tartes, ditas "Tatin", que a patir desse dia fui comendo.

Nos anos que se seguiram, sempre que passávamos por Andorra, ir a Ordinho comer uma fatia de tarte Tatin tornou-se uma obrigação.

Levando-nos as férias para outras paragens, há já vários anos que não passamos por Andorra e muito menos por Ordinho. Como tal, não sei se, no Topic, ainda se serve tarte Tatin ou se, servindo, esta ainda é igual à das minhas memórias. 
No entanto, ainda hoje, à tarte Tatin apenas consigo associar um único nome: Topic.



Informação adicional em:
Topic
Visit Andorra


Sem comentários: